Serviço de Apoio à Vida Independente. Para mais informação sobre o Serviço de Apoio em funcionamento (2024) e para pré-inscrições clique aqui: CAVI
Relatório de Avaliação de Impacto Social do Projeto CAVI | Julho 2023
Com o objetivo de compreender os resultados e alcance do Projeto-piloto Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), o Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) da ADM Estrela propôs-se a avaliar o impacto social do MAVI junto das pessoas apoiadas pelo CAVI. Para o efeito, foi solicitada a avaliação independente da Operação pela Socióloga Joana Jorge, Mestre na especialidade de Gestão de Unidades de Saúde.
A avaliação, detalhada no relatório aqui disponibilizado, procurou aferir a validade da hipótese de impacto social proposta pelo CAVI e elaborada a partir do Modelo Teórico da Teoria da Mudança, segundo a qual se estabeleceu a inclusão social das pessoas com deficiência como desafio central para o Projeto. Segundo aquela hipótese de impacto as atividades do projeto produziriam mudanças pessoais e sociais que, em última análise, resultariam em contributos sólidos para a inclusão social das pessoas com deficiência.
Os resultados obtidos e que validaram consistentemente a hipótese de impacto, visam reforçar a transparência e a corresponsabilização de todos os stakeholders, fornecendo informações essenciais para a sensibilização de todos/as para as questões da inclusão e da vida independente.
O Projeto piloto Modelo de Apoio à Vida Independente, cofinanciado pelo PO ISE no âmbito da Tipologia de Operações 3.18 e tendo o INR, IP como Organismo Intermédio, esteve em execução pelo CAVI da ADM Estrela entre 10 de janeiro de 2019 e 30 de junho de 2023, disponibilizando, entre outros, assistência pessoal para 19 pessoas com deficiência ou incapacidade, nos Concelhos de Guarda, Belmonte, Covilhã e Fundão.
Produto Final CAVI ADM Estrela | Junho 2023
Ligação para documento: Modelo de Apoio à Vida Independente: Mudanças e Impactos Sociais
Execução: 2019 a 2023
O que é o CAVI?
O Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) é uma estrutura de gestão do Apoio à Vida Independente, que é responsável pela disponibilização da assistência pessoal às pessoas com deficiência ou incapacidade que, em razão das limitações decorrentes da sua interação com as condições do meio, estas não possam realizar por si próprias, através da seleção e recrutamento de Assistentes Pessoais.
Sobre o modelo de apoio à vida independente (MAVI)
O MAVI é um projeto-piloto que se encontra consignado pelo Decreto-Lei 129/2017, de 9 de outubro, que define as regras e condições aplicáveis ao desenvolvimento da atividade de assistência pessoal, de criação, organização, funcionamento e reconhecimento de Centros de Apoio à Vida Independente, bem como os requisitos de elegibilidade e o regime de concessão dos apoios técnicos e financeiros dos projetos-piloto de assistência pessoal, cofinanciados no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) – Programas Operacionais do Portugal 2020.
O que é a assistência pessoal?
A assistência pessoal é um serviço personalizado e especializado desenvolvido por um/a assistente pessoal, podendo ocorrer em contextos diversos, em tarefas ou atividades de vida diária, de participação social, de mediação da comunicação, de mediação socio laboral e socioprofissional, entre outras, e definidas pelo próprio destinatário da assistência pessoal.
Objetivos do CAVI
- Prestar serviços de assistência pessoal à pessoa com diversidade funcional (deficiência ou incapacidade) para a realização de atividades que, em razão das limitações decorrentes da sua interação com as condições do meio, esta não possa realizar por si própria;
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com diversidade funcional, respeitando as necessidades e idiossincrasias específicas de cada pessoa;
- Prevenir situações de dependência e promover a autonomia/vida independente da pessoa com deficiência ou incapacidade, evitando os processos de institucionalização;
- Promover a dignidade e autodeterminação da pessoa;
- Promover o aproveitamento de oportunidades para a saúde, a participação, segurança e acesso a ofertas de desenvolvimento pessoal e profissional;
- Facilitar a plena inclusão social da pessoa com diversidade funcional por meio de planos individualizados de assistência pessoal centrados na pessoa e definidos por esta.
Como Funciona?
Após admissão do/a candidato/a destinatário/a da assistência pessoal, este/a—com o apoio da equipa técnica do CAVI—procede à seleção de um/a assistente pessoal que, de acordo com as necessidades identificadas, lhe prestará o(s) serviço(s) de assistência pessoal, até um limite de 40h/semana.
Destinatários e condições de acesso/elegibilidade
São destinatárias do Centro de Apoio à Vida Independente as pessoas com:
- Deficiência certificada por Atestado Médico de Incapacidade Multiuso ou Cartão de Deficiente das Forças Armadas, com grau de incapacidade igual ou superior a 60%;
- Idade igual ou superior a 16 anos;
- Deficiência intelectual, com doença mental ou com Perturbação do Espectro do Autismo, desde que com idade igual ou superior a 16 anos, independentemente do grau de incapacidade que possuam.
Serviços
O CAVI disponibiliza serviços especializados de apoio à vida independente nas seguintes atividades:
- Apoio nos domínios da higiene, alimentação, manutenção da saúde e de cuidados pessoais;
- Apoio em assistência doméstica;
- Apoio em deslocações;
- Atividades de mediação da comunicação;
- Apoio em contexto laboral ou de procura ativa de emprego;
- Apoio à frequência de formação profissional, frequência de ensino superior ou de investigação;
- Atividades de apoio em cultura, lazer, desporto ou ócio;
- Atividades de apoio à criação e desenvolvimento de redes sociais de apoio;
- Atividades de apoio à participação e cidadania;
- Atividades de apoio à tomada de decisão, incluindo a recolha e interpretação de informação necessária à mesma.
Enquadramento:
Projeto-piloto, operacionalizado pelo CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da ADM Estrela, que disponibiliza assistência pessoal a pessoas com deficiência, que em razão das limitações decorrentes da sua interação com as condições do meio, não possam realizar por si próprias.
Princípios orientadores fundamentais:
- Universalidade
- Autodeterminação
- Individualização
- Funcionalidade dos apoios
- Inclusão
- Cidadania
- Participação
- Igualdade de oportunidades
Inscrição
Para beneficiar dos serviços de assistência pessoal, o/a candidato/a deve proceder à sua inscrição nas instalações do CAVI, devendo fazer prova das declarações efetuadas.
Poderá ainda proceder à sua pré-inscrição no link abaixo.
Cartazes de divulgação
Para mais informações por favor contacte-nos
Morada
Centro de Apoio à Vida Independente da ADM Estrela
Travessa da Rua da Fontinha, nº14, 1ºPiso
6300-569 Guarda
Contactos Telefónicos
CAVI: 966 943 782 | ADM Estrela: 271 221 579
Correio Eletrónico
cavi@admestrela.pt
admestrela@admestrela.pt (A/C de Equipa Técnica do CAVI)