Os Jogos Tradicionais e o Género
A manhã de hoje foi muito produtiva e alegre junto das turmas do 7º A, B e 8º B da Escola Afonso de Albuquerque.
Tomando como ponto de partida a temática das atvs. de tempos livres dos pais e mães, dá se particular evidencia às atvs. físicas (jogos tradicionais) na medida em que espelham as desigualdades de género.
Houve um momento teórico de partilha de conceitos e conceções estereotipadas de género. Fomentou-se a discussão juntos dos/as alunos/as sobre as possibilidades de mudança dos estereótipos, analisando os benefícios individuais e as vantagens sociais que tal transformação ocasionaria.
A parte prática da iniciativa foi um momento muito divertido graças à Associação de Jogos Tradicionais da Guarda que dinamizaram a iniciativa com os seus jogos.
Os/as jovens puderam jogar à tradição 😊
O nosso agradecimento à Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.
Iniciativa inserida no âmbito do Projeto (Des)Envolver Igualdade – Tip. 3.16 – Apoio Financeiro e Técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo FSE – Fundo Social Europeu e pelo Estado Português e tendo como Organismo Intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género;